Metástases Ósseas: O que são e quais os sintomas ?
Quando o câncer se espalha para outros lugares, como os ossos, damos a essa situação o nome de metástases ósseas. Alguns sinônimos são doença óssea metastática ou doença secundária, porque o câncer não começou nos ossos.
Os ossos são o terceiro sítio mais comum de metástases para tumores sólidos incluindo entre outros pulmão, rim, mama, próstata, tireóide e melanoma.
Quando se espalha para os ossos, o cancêr é considerado avançado e raramente é possível um tratamento com intenção curativa. Aumentam as morbidades, dor e o risco de fraturas e morte.
A dor óssea é causada pela destruição da estrutura óssea que irrita o periósteo e pode causar dano neurológico. As metástases trazem alterações na qualidade de vida, aumentam os gastos de saúde e o risco de mortalidade.
Pacientes com fraturas iminentes devem ser tratados precocemente. A mortalidade da fixação profilática é de 5% contra 11,4% quando a cirurgia é realizada só após a fratura. Além disso a o tempo de sobrevivência quando o evento de fratura pode ser evitado pode aumentar de 11 para 14 meses. Outras vantagens são a manutenção da independência, com um tempo mais curto para deambular e diminuição da estadia hospitalar em até 50%.
As metástases ósseas normalmente acontecem em pessoas que já tiveram um diagnóstico de câncer, mas algumas vezes a dor pode ser o primeiro sinal de um câncer já avançado..
A progressão da doença cancerígena pode progredir e avançar para um estágio que não seja mais possível a cura. Mas nem todas as metástases evoluem rapidamente. Em alguns casos, ele avança lentamente e permite um tratamento como uma condição crônica que precisa de cuidados e manejo.
Embora algumas vezes, não seja mais possível curar, o tratamento pode ajudar as pessoas a viver mais e melhor.
O mecanismo exato de como as células de câncer metastatizam para os ossos ainda não é totalmente conhecido.
Quais os tipos de câncer que mais se espalham para os ossos ?
Os tipos de Câncer que mais comumente se espalham para os ossos são mama, próstata, pulmão e rim. Muitos outros podem fazer metástases ósseas:
- Mama
- Próstata
- Pulmão
- Rim
- Tireóide
- Melanoma
- Linfoma
- Sarcoma
- Útero
- Gastrointestinal
As células cancerígenas podem metastatizar para um ou mais ossos ao mesmo tempo. Os sítios mais frequentes:
- coluna
- costelas
- Bacia
- esterno
- cranio
Tipos de metástases ósseas:
Os ossos estão em constante renovação, com novo tecido sendo formado, processo chamado de remodelamento. As metástases podem ser:
- Blásticas: quando há formação de osteoblastos e de osso, (padrão mais comum do câncer de próstata)
- Líticas: quando há destruição óssea ou modificação do tecido / metaplasia (mais frequenque no câncer de mama)
- Mista